O jornalismo é uma função que envolve a comunicação, sendo uma atividade que envolve a informação. O jornalista é o profissional deste segmento, e pode atuar em vários campos de trabalho como a assessoria de imprensa, internet, jornal, rádio, revista, televisão entre outros.
O jornalista atua com a notícia. Todos os fatos que gerem, levantem uma relevância para a sociedade, terá seu destaque no jornalismo. Cabe ao jornalista escolher, temas que interessem ao ouvinte, telespectador ou leitor.
Toda notícia deve ter alguns quesitos básicos:
1) Novidade: as informações devem ser novas e nunca repetidas;
2) Proximidade: notícias locais interessam públicos locais, ou seja, da mesma região de onde são veiculadas, pois mexe com sua vida;
3) Tamanho: devem ter um tamanho médio, pois tanto notícias grandes ou pequenas, prejudicam a imagem do veículo;
4) Relevância: toda notícia deve ser significativa.
As notícias chegam nas redações, através dos repórteres, correspondentes, agências de notícias e as assessorias de imprensa. É válido também no jornalismo as denúncias feitas por cidadãos comuns, cabendo ao jornalista checar as informações de suas fontes[1].
O jornalista trabalha com a pauta, que é a seleção de assuntos que serão abordados em uma edição, a apuração que chega todas as informações, e detalhes sobre a pauta que será trabalhada e com a edição, a finalização de todo o material coletado, onde extrairá informações menos interessantes[2].
Hoje os jornalistas trabalham na mídia impressa, em jornais e revistas, mídia digital com sites e blogs, nas emissoras de Tv e emissoras de rádio. Existem as chamadas funções auxiliares onde atuam os colunistas, comentaristas, o ombudsman e o secretário de redação. Nas chamadas funções extra-redação, têm-se os assessores de imprensa e os correspondentes internacionais.
A gama de recursos tecnológicos disponíveis para o profissional de comunicação é crescente e, por essa razão, sua responsabilidade aumenta e o nível de exigência do público em geral tem sido cada vez maior. Para atender essa demanda, informação e aquisição de conhecimentos tornam-se fatores de suma importância para a vida dessas pessoas, podendo ser considerado mais um desafio da profissão.
Na era da globalização crescer e desenvolver é fundamental ao profissional de comunicação informando-se acerca de tudo que ocorre à sua volta, tanto em termos de notícias quanto de novas tecnologias, preocupando-se em realizar uma comunicação simétrica, para que da forma mais ética possível, ele possa passar informações sem defender apenas o interesse de um dos lados, realizando o trabalho que lhe foi proposto e levando em consideração o público.
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