quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Principais Emissoras em Radiojornalismo no FM

Com roupagem de AM, a CBN FM surge em 1991, trazendo a propriedade jornalística antes só presente na AM, uma vez que a CBN-FM tem como principal característica 24 horas de informação aos seus ouvintes. Isso marca também uma nova fase na vida da rádio FM que passa a ter noticiários e prestação de serviços e não apenas entretenimentos como até então.

A Band News, com seu slogan “Em 20 minutos, tudo pode mudar”, inaugurada em 2005 é atualmente a principal concorrente da CBN FM. Busca ser referência para ouvintes entre 25 e 55 anos, na informação ágil e formação de opinião. Assim, como sua principal concorrente no país, traz a tona o radiojornalismo no Brasil com 24 horas de informação divididos em noticiários de 20 em 20 minutos.

A nova rede chega ao mercado explorando o conceito all news de comunicação. São jornais com noticiário completo e ininterrupto, incluindo informações nacionais, internacionais, locais, de serviços e de trânsito. Ao final de cada dia terão ido ao ar 72 edições, assentadas na boa cobertura dos assuntos.

Sua função informativa serve à sociedade ao reunir e divulgar as notícias de interesse público.
Definir a realidade e facilitar sua compreensão é tarefa de todo jornalista, não descartando a interpretação do fato e a orientação da opinião pública.

Juarez Bahia, em Jornal, história e técnica, afirma: “O caráter do jornalismo emana de instituições políticas e econômicas e precisam ser livres e independentes para decidir.” (Jésus B. de Souza. Meios de Comunicação em Massa, 1996).

Buscar a veracidade, imparcialidade, objetividade, são regras em comum dentro das principais emissoras de rádio jornalístico do país, mesmo sabendo que a busca pela imparcialidade é praticamente impossível, pois o rádio é feito por pessoas e as mesmas não são imparciais.

Pela imparcialidade é praticamente impossível, pois o rádio é feito por pessoas e as mesmas não são imparciais.

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