quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O Rádio

O rádio é considerado o veículo de informação de massa, além de ser a fonte
mais pura de informações jornalísticas, e isso é atribuído à rapidez com que as notícias
são transmitidas. Entender a força do meio e as razões de sua potência é o primeiro
passo para se tornar jornalista de rádio. Apesar de ter mais de 80 anos, o rádio ainda
é um velho desconhecido, apesar de alcançar 96% do território nacional, pois a
sociedade atual é fascinada pela imagem 1.

O rádio pode vir a ser um agente transformador capaz de revolucionar costumes
e mobilizar a sociedade, pois a noticia não espera acontecer, não marca dia nem hora,
está sempre preste a surgir.

O rádio, ainda é um grande veículo de notícias e prestação de serviços. Não há
dúvidas que sua contribuição é de tamanha relevância para a sociedade brasileira,
pois além de ferramenta democrática garante a liberdade de expressão, exercitando
assim a cidadania de maneira eficaz.

O Surgimento do Rádio no Brasil

O rádio como difusor da cultura popular, surge no Brasil por meio de Edgard
Roquete Pinto, conhecido como um dos principais antropólogos do país. Sua primeira
irradiação no Brasil, em 1922, durante as Comemorações do Centenário da
Independência, realizada no alto do Corcovado, no Rio de Janeiro, transmitia o discurso
do então presidente Epitácio Pessoa, passo inicial para projetos da primeira emissora
brasileira.

Com a introdução de mensagens comerciais, a radiodifusão brasileira se
popularizou. Com o patrocínio de anunciantes, surgiram os programas de variedades,
responsáveis pela transformação do rádio em fenômeno social, passando então a
influenciar no comportamento das pessoas e criando modas.

Diante da concorrência surgida entre as emissoras, a evolução tecnológica
ampliou-se e, rapidamente na década de 30, os estúdios começaram a abrir suas portas para o público. Em 1934, com a crescente necessidade de formação para atuar
dentro das emissoras, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, pioneira, transformou-se
na Rádio Municipal do Rio de Janeiro, conhecida como Rádio Roquete Pinto, consagrando
“o pai do rádio”. Em todo o país desde então, as rádios começaram a influenciar o modo
de vida das pessoas. Surgem grandes nomes da música, dentre eles Francisco Alves,
Vicente Celestino, Dóris Monteiro, e outros. O pós-guerra foi marcado por concursos
“rei” e “rainha” do rádio, dando destaque nesse período a cantora Dircinha Batista, que
ganhou o titulo a partir de 1948, mantendo-se por 11 anos.

O prestigio do rádio como veículo popular de comunicação de massa teve de
ser dividido com a televisão nos anos de 1950, porém uma das programações que não
perdeu sua magia foi a transmissão futebolística, que ocupa um grande destaque dentro
das grades das principais emissoras AMs e recentemente também nas FMs.

No rádio ocorreram mudanças significativas nos últimos 25 anos. Se buscou a
especialização para atender a uma fragmentação do mercado. Houve um avanço
considerável na produção jornalística, o texto ganhou mais em análise, e o locutor que
apenas transmitia no passado, hoje engloba uma equipe. A ética e o compromisso
com a verdade nem sempre foram levados a sério por alguns programas, mais
preocupados em atender a uma parcela menos exigente de ouvintes, porém oferecer
ao mesmo lazer, entretenimento, informação é sempre um desafio.

1 JUNG, Milton. Jornalismo de Rádio. 3ª ed. Contexto, 2007 São Paulo

Um comentário:

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